Programa de Iluminação Especial

A metodologia básica para um projeto de iluminação pública aplicada em vias baseia-se nos critérios estabelecidos na NBR 5101/2018 (Iluminação Pública), levando em consideração critérios mínimos para funcionalidade do sistema, assim como requisitos para propiciar segurança ao tráfego de pedestres e veículos. O ponto de partida do projeto de um sistema de iluminação pública é a classificação da via que se pretende iluminar. Conforme o Código de Trânsito Brasileiro, as vias podem ser classificadas da seguinte forma:

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Tabela 1 – Classe de iluminação para cada tipo de via para tráfego de veículos

Descrição da viaVolume de TráfegoClasse de Iluminação
Vias de trânsito rápido; vias de alta velocidade de tráfego, com separação de pistas, sem cruzamento em nível e com controle de acesso; vias de trânsito rápido em geral; autoestradasIntensoV1
MédioV2
Vias arteriais; vias de alta velocidade de tráfego, com separação de pistas; vias de mão dupla, com cruzamento e travessias de pedestres eventuais em pontos bem estabelecidos; vias rurais de mão dupla com separação por canteiro ou obstáculosIntensoV1
MédioV2
Vias coletoras; vias de tráfego importante; vias radiais e urbanas de interligação entre Bairros, com tráfego de pedestres elevadoIntensoV2
MédioV3
Vias coletoras; vias de tráfego importante; vias radiais e urbanas de interligação entre Bairros, com tráfego de pedestres elevadoIntensoV2
MédioV3
LeveV4
Vias coletoras; vias de tráfego importante; vias radiais e urbanas de interligação entre Bairros, com tráfego de pedestres elevadoMédioV4
LeveV5

 

Feita a classificação da via e determinado o tipo de tráfego, faz-se necessário definir os parâmetros fotométricos adequados para atender a necessidade do local.

Tabela 2 – Iluminância média mínima e fator de uniformidade mínimo para cada classe de iluminação

Classe de iluminaçãoIluminância média mínimaFator de uniformidademínimo
E med,min – luxU= E med / E min
V1300,4
V2200,3
V3150,2
V4100,2
V550,2
A correta classificação do tipo de via é o primeiro passo para um projeto eficiente e efetivo. De acordo com o tipo de via adotou-se a configuração mais adequada tomando-se em conta a disposição dos postes e demais critérios de projeto. As particularidades de Campos do Jordão foram consideradas em relação ao tipo de via, à sua distribuição no espaço e à configuração da malha viária. Além disso, o projeto considerou aspectos históricos, zoneamento, ocupação, utilização e culturais do local. Além disso pensando em melhorar os níveis de iluminamento da cidade como um todo, mesmo nas vias locais de tráfego leve a iluminância mínima será de 10 Lux.